A tecnologia oferece soluções diferenciadas e faz parte de todos os setores da sociedade. Saiba o que são as Death Techs e como elas funcionam.
Os avanços da tecnologia alcançaram um mercado que, apesar de muito importante, nem sempre é tema das conversas devido à sua natureza. Estamos falando do mercado funerário e das Death Techs.
Neste post, explicamos como as Death Techs estão inovando a forma de lidar com processos relacionados ao enterro ou à cremação de um ente querido. Confira as caraterísticas e as vantagens de contar com os serviços dessas empresas.
Death Techs podem ser traduzidas – ao pé da letra – como tecnologias de morte. Afinal trata-se de empresas do ramo funerário que propõem soluções, produtos e serviços com base em tecnologia (techs).
Embora essa associação pareça estranha em um primeiro momento e tenhamos noção do impacto da morte de um entende querido na vida da família, ela é uma realidade com a qual temos que conviver. E as Death Techs surgem para lidar com essa situação da melhor forma possível e muitas vezes simplificando modelos tradicionais.
Basta observar o período durante a pandemia de Covid-19: o número de óbitos aumentou bastante, gerando muita tristeza e obrigando as pessoas a lidarem com a morte mais frequentemente. Nesse momento tão delicado, todos notaram a necessidade de se preparar melhor para o luto e de manter um relacionamento saudável com as pessoas queridas, mesmo à distância.
Afinal, o isolamento social acabou afastando fisicamente as pessoas. Quem estava doente precisava ficar de quarentena, sem contato físico com as outros indivíduos — mesmo as que moravam juntas. Muitos sepultamentos aconteciam às pressas, sem a possibilidade de uma despedida mais demorada.
Foi nesse contexto que a tecnologia de morte surgiu como uma solução. Ela está dividida em dois tipos: tecnologia para as disposições finais e tecnologia para ajudar no planejamento do fim da vida. Continue a leitura para saber mais sobre cada um desses tipos.
As disposições finais se realizam de duas maneiras: sepultamento ou cremação. As Death Techs possibilitam que as pessoas escolham alternativas referentes à disposição final de entes queridos, como formas mais ecológicas de cremação, usando materiais sustentáveis no processo.
A tecnologia de morte também oferece opções como a hidrólise alcalina, em que a pessoa é depositada em uma combinação de álcali e água, dentro de um cilindro, sem a necessidade de fogo (diminuindo em 1/10 a produção de CO₂). Esse método também recebe o nome de “cremação aquática” ou “aquamação”.
Outros métodos são:
Existem empresas que fabricam urnas 3D personalizadas para armazenar as cinzas da pessoa falecida. Há, também, as joias de cremação, que podem conter as cinzas do ente querido.
Nos enterros verdes, o corpo costuma ser envolvido somente em uma mortalha ou em um traje feito de cogumelos, o que favorece a decomposição natural.
No período de pandemia, as famílias não podiam se reunir para lembrar os entes queridos. Outros motivos que podem impedir a reunião de familiares são a idade avançada, problemas de saúde e a distância.
Para atender a essa demanda, as empresas de Death Techs criaram meios de comunicação e de guardar lembranças das pessoas falecidas. Assim, as tecnologias de morte procuram resolver todos esses problemas.
É possível planejar o fim de vida com a compra antecipada dos próprios funerais. Muitas empresas de Death Techs criaram tecnologias para simplificar o processo de organização do funeral a partir de pacotes personalizáveis conforme as demandas da pessoa que planeja o funeral.
Além de tudo isso, são oferecidas soluções para orientação jurídica de fim de vida, funeral virtual, terapia de luto online e memórias digitais.
Algumas das características que identificam uma empresa de Death Techs são:
As empresas de Death Techs oferecem esses serviços por meio de uma plataforma digital, com sites, aplicativos e outras ferramentas de fácil uso. Dessa maneira, os familiares podem se conectar de qualquer parte do mundo.
As empresas de tecnologia de morte se propõem a diminuir os problemas relacionados à morte de um ente querido. Esse é um momento complicado, em que os familiares ficam confusos e vulneráveis.
Contar com o apoio profissional e humanizado de pessoas que podem dar orientações sobre o assunto, confortar, resolver questões burocráticas e oferecer soluções de disposição final mais sustentáveis e úteis certamente é um diferencial no mercado funerário.
As pessoas precisam dessa ajuda para enfrentar o luto com menos sofrimento. Por isso, a tendência é que o mercado de Death Techs se mantenha em crescimento, usando as novas tecnologias para melhorar a qualidade de seus serviços e produtos.
A tecnologia é uma das bases das Death Techs, mas é importante diferenciar essas empresas de outras que também se apoiam no avanço tecnológico, como as Insurtechs, que atuam exclusivamente no setor de seguros.
Considerando o quanto a tecnologia se desenvolve e se torna cada vez mais importante na nossa sociedade, é natural que mais modelos de empresas baseadas em tecnologia apareçam e se consolidem em todo o mundo.
O LEGACY Funeral é uma Death Tech que oferece atendimento funerário humanizado, imediato e justo. Oferecemos serviços de transporte e cuidados, velório, sepultamento e cremação.
Conheça nossa plataforma e veja como podemos ajudar você! No nosso site, é possível pesquisar facilmente qualquer serviço funerário. É um espaço seguro, com empresas credenciadas e a descrição de todos os serviços. Tudo sem burocracia, de forma simples e ágil.