Blog Legacy

| FUNERAL

Blog

Saber o significado das flores pode ajudar na hora de escolher uma coroa para um velório. Leia o post e entenda sobre a tradição.

Não é fácil se despedir de pessoas amadas. Sepultar um ente querido é sempre um momento de dor e tristeza. Para amenizar esses sentimentos, alguns símbolos chegam como um carinho no coração de quem perdeu um parente ou um amigo — entre esses elementos, estão as flores. Você sabe qual é o significado das flores em velórios?

As flores são os principais adornos dos velórios e estão muito presentes nas cerimônias de despedida. Elas podem ser usadas como coroa ou até mesmo em buquês, que são colocados em cima do caixão na hora do enterro. Em meio a tanta tristeza, as flores colorem os velórios e levam um pouco de conforto e paz para os presentes. 

Você sabe de onde surgiu essa homenagem e por que as flores estão presentes nos velórios? Neste post, explicamos essa simbologia de enviar flores em velórios e o significado de cada espécie. Confira!

O que significa enviar flores em velórios?

As flores naturais — em formato de coroas, buquês, arranjos ou até soltas — estão entre os principais elementos dos velórios e sepultamentos. Esses símbolos carregam um significado especial para as pessoas que perderam um ente querido. 

Biologicamente, as flores são seres vivos cheios de beleza e significam o amor, a perfeição e a alegria. Os significados das flores na psicologia são o poder da resistência e a capacidade de transmutar a adversidade em potência. 

Nos velórios, as flores simbolizam energia, jovialidade, nova vida e vitória sobre a morte. Além disso, elas carregam o símbolo de entrega a Deus, a alma e a evolução espiritual. O hábito de colocar flores nas sepulturas é bastante antigo: tem cerca de 15 mil anos. 

Nessa época, plantas com aroma delicado, como hortelã e sálvia, eram muito utilizadas nas cerimônias. O uso de flores em velórios e sepultamentos era tido como um sinal de respeito, além de disfarçar o cheiro ruim exalado pelos cadáveres.

De onde surgiu a simbologia das coroas de flores?

Hoje em dia, as coroas de flores estão muito ligadas aos velórios e sepultamentos, mas no início, elas não foram criadas exatamente para isso. As coroas de flores estavam bem mais ligadas à vida do que à morte. Mas qual é o real significado das coroas de flores?

Há milênios, existem indícios de que as coroas de flores eram usadas somente para as altas sacerdotisas e para os vencedores de batalhas. Esses adornos de velório e sepulturas já eram vistos como um símbolo que fazia referência à vitória da vida sobre a morte.

As coroas de flores indicavam a certeza de que as almas desencarnadas conseguiriam vencer esse momento de transição e começariam a próxima vida com mais felicidade e harmonia. 

O formato das coroas de flores (em círculo) simboliza a eternidade. Nos rituais cristãos, as coroas eram usadas para expressar a saudade que os mortos deixariam nos seus entes queridos, além de significar a presença de Deus.

Qual é o significado das flores?

As flores estão entre os principais símbolos dos velórios e sepultamentos, e têm um sentido especial para aqueles que se despendem de um ente querido. Essa tradição de milênios ainda é bastante respeitada e tem muita relevância cultural.

Existem várias flores para essa ocasião. Separamos as principais e seus significados. Acompanhe!

Crisântemo

O crisântemo é a flor mais popular nos velórios e sepultamentos. Ela é sinônimo de compreensão dos limites e ciclos da vida, além de significar esperança, sinceridade, perfeição e simplicidade.

A flor tem origem asiática, mas nome grego — que quer dizer “flor de ouro”. É possível encontrar o crisântemo em várias cores, sendo amarelo e branco as mais comuns nos velórios.

Rosa

Existem rosas de várias cores, e cada uma carrega um sentido. As brancas, por exemplo, significam paz, reverência e esperança. Rosas vermelhas fazem referência ao respeito, ao amor e à coragem.

As espécies de tom rosa também significam amor, além de graça e gentileza; e as amarelas representam a amizade. Uma dica é misturar as cores de rosas para compor buquês e coroas de flores. 

Lírio

Os lírios significam amor eterno, zelo e paz, e também são muito utilizados em velórios e sepultamentos. Esse tipo de flor representa a inocência, por isso, é indicado para funerais de crianças e adolescentes. O lírio é uma flor bastante antiga, e seu nome quer dizer “portador de bulbos”. 

Gérbera 

A gérbera significa inocência, pureza, simplicidade e sensibilidade, e é comumente usada em velórios e sepultamentos infantis, simbolizando a fase mais pura da vida de uma pessoa.

A gérbera costuma ser encontrada na cor amarela, mas a flor tem mais de 20 tonalidades diferentes, entre elas, vermelho, branco, rosa e laranja.

Margarida

A margarida é uma flor muito linda e especial, mas pouco usada nos velórios. Essa flor está associada ao sentimento de amor atrelado às boas lembranças.

A margarida também tem relação com o sentido de pureza e inocência, sendo recomendada para integrar coroas de flores dedicadas a jovens e crianças. 

Girassol

O girassol é uma flor que significa longevidade e sabedoria. Além disso, sua cor amarela intensa nos remete a uma vida plena e feliz.

O girassol é muito utilizado em coroas de flores nos velórios de pessoas mais velhas. Essa é uma forma de homenagear quem partiu em benefício de todo conhecimento repassado aos seus familiares e amigos.

As coroas de flores são usadas há milênios nos velórios em respeito e homenagem aos entes queridos que se foram. Além disso, esse ornamento leva mais cor aos velórios e sepultamentos, proporcionando aconchego e paz para o coração daqueles que sofrem a dor da perda. Essa é uma forma de expressar, carinhosamente, os sentimentos a familiares e amigos.


Quer ter mais informações sobre sepultamentos?

Conheça o LEGACY Funeral, plataforma online que conecta pessoas a serviços funerários de maneira prática, rápida e com o suporte necessário para esse momento.

Posts relacionados

Assine nossa newsletter